A profissão de Personal Organizer surgiu na década de 80 nos Estados Unidos, mas no Brasil esse tipo de serviço chegou por volta do ano 2004 e somente no ano de 2014 foi fundada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade).
Por ser uma profissão relativamente nova no país, muitos se confundem e acham que o Personal faz o mesmo trabalho de uma diarista, por isso é importante entender alguns conceitos.
Personal Organizer e diarista: qual a diferença?
De modo geral, a diarista é a profissional contratada para fazer a limpeza do ambiente, podendo também cozinhar, lavar e passar. Essa profissional está focada em limpar “o grosso” e em deixar os ambientes arrumados.
Já o Personal Organizer é focado em tornar a vida das pessoas mais prática e funcional por meio de técnicas que proporcionam a organização.
O Personal Organizer pode atuar com:
- Organização residencial: otimizar cômodos, armários, guarda-roupas e outros espaços dentro do ambiente familiar.
- Organização corporativa: otimizar o local de trabalho, salas de reunião e organizar documentos e arquivos.
- Mudanças: auxiliar na mudança para perder menos tempo, trazer mais tranquilidade e gerar menos estresse.
- Treinamentos de empregados: coordenar funcionários domésticos para otimizar o trabalho.
- Recém-casados: orientar casais que estão se adaptando a vida a dois.
- Chegada de bebês: ajudar a preparar o quarto, organizar as fraldas e adaptar os ambientes para a chegada da criança.
Além disso, o Profissional Em Organização também pode desenvolver ou revender produtos organizadores como nichos, colmeias e cabides.
Arrumar versus Organizar
Outro ponto importante para entender o que um Personal Organizer faz é compreender a diferença entre arrumação e organização. Às vezes o ambiente está limpo e arrumado, mas será que está organizado?
Quantas vezes você já guardou objetos em qualquer lugar só para que eles não ficassem visíveis deixando o ambiente com cara de desarrumado? Pense no seu dia a dia.
Por exemplo: você chega na sua casa e aparentemente está tudo em ordem: louças no armário, roupas guardadas e documentos na gaveta do escritório. Então, você vai pegar uma peça de roupa e precisa revirar gavetas, abrir e fechar várias portas até encontrar o que queria.
Outra situação comum dentro do ambiente residencial é guardar muito bem os documentos com medo de perdê-los, mas quando precisa de algum papel específico já nem lembra mais o local onde pode ter guardado.
Até mexer em diversas pastas e achar o documento, imagine quanto tempo perdido. Chato e estressante, não é mesmo?!
Tanto a roupa, quanto o documento estavam arrumados e guardados, mas não estavam organizados.
A desorganização toma um tempo desnecessário do nosso cotidiano, além de gerar estresse para todas as pessoas que convivem no mesmo ambiente.
E aí? O que você acha? Sua casa está organizada ou só está arrumada?
Etapas do trabalho do Personal Organizer
1º – Entender as necessidades do cliente
Antes de mais nada, o profissional precisa conversar com o cliente para entender todas as suas necessidades. É nesse momento que o cliente deve expor seus problemas com organização, como ele lida com isso no dia a dia e quais são suas expectativas com o trabalho do Personal.
A intenção nessa primeira etapa é ter um bate-papo sincero que sane todas as dúvidas do cliente e do profissional.
2º – Proposta de serviço
Depois de compreender as dificuldades e anseios do cliente, o Personal Organizer faz uma proposta de serviço considerando:
- Tempo de execução do trabalho
- Quantos dias de visitação serão necessários
- Se há necessidade de usar produtos organizadores como cabides, dobrador de roupas e colmeias.
Todos esses itens são planejados com antecedência e combinados com o cliente para que não haja nenhuma surpresa.
3º – Definir o cronograma
Então, profissional e contratante definem o dia que será realizado a triagem inicial para categorização. Quando falamos em organização residencial, essa triagem envolve: calçados, roupas, utensílios domésticos, entre outras coisas.
Tudo depende da proposta de serviço que foi acordada entre as partes. Algumas pessoas contratam um Personal Organizer para organizar a casa toda, outras apenas para organizar os quartos e assim por diante.
4º – Colocar a mão na massa
Depois do Personal ter feito a triagem para categorização, o cliente pode participar e realizar sua própria triagem de desapegos, caso deseje doar roupas e/ou objetos.
Em seguida, o profissional coloca a mão na massa para aproveitar o espaço de forma funcional, deixando o ambiente organizado e prático para o contratante.
Alguns profissionais costumam etiquetar os espaços no final de cada organização e outros também entregam um manual que mapeia de forma prática tudo o que foi organizado.
5º – Encerramento do trabalho
Após finalizar o serviço, o Personal Organizer mostra o resultado para que o cliente valide. Então, dependendo do acordado na proposta, o profissional pode retornar algumas vezes para realizar algumas adaptações.
Quais as vantagens para os clientes?
Além de ter um ambiente organizado para receber familiares, amigos e até mesmo para fazer uma reunião de trabalho, o Personal Organizer pode trazer vários outros benefícios:
- Ambiente mais harmônico: um espaço otimizado é um espaço em harmonia e paz!
- Aumento da produtividade: quando se sabe onde está tudo o que precisa, você não perde tempo e a produtividade aumenta.
- Economia de tempo: quem já perdeu a chave do carro logo cedo e chegou atrasado no compromisso sabe a importância de poupar tempo.
- Melhora na saúde: a organização diminui o estresse, mal-estar e minimiza até doenças alérgicas.
Conheça alguns profissionais da organização!
Algumas profissionais se destacaram tanto na profissão que viraram digitais influencers, escreveram livros e ganharam até série na Netflix. Confira:
Marie Kondo
A guru japonesa é a estrela da série da Netflix “Ordem na Casa com Marie Kondo”. São oito episódios em que a Personal Organizer minimalista organiza a casa dos mais variados públicos: família grande, aposentados, viúva, grávida e recém-casados.
Na série, Marie também ensina como dobrar vestidos, meias, calças e camisas de manga curta e de manga longa. Além disso, a profissional é autora dos livros “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria”.
Antoniele Fagundes
A fundadora do Governess Consultoria, empresa especializada em consultoria em organização pessoal e de residências, é Personal Organizer queridinha de famosas como Ticiane Pinheiro. Fabiana Justus e Nah Cardoso. A Antoniele também é a autora do livro “Sua Casa, Estilo de Vida, Organização e Decoração”.
Priscila Saboia
Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, a Organizadora Profissional oferece cursos para quem deseja se tornar uma Personal Organizer certificada pelo método reorganize. Priscila Saboia também é autora do livro “Detox da Casa” e possui um canal no YouTube com quase 300 mil inscritos.
Carol Rosa
Carol acredita que organização é sinônimo de qualidade de vida, conforto e economia de tempo. A profissional ministra cursos profissionalizantes para quem deseja seguir carreira na área, faz workshops para empresas e atende clientes em todo o Brasil.
Além disso, também possui um canal no YouTube onde aborda os mais variados temas.
Dupla organizada
A dupla do Rio Grande do Sul é especialista em organização de mudança e também organiza lares e prepara a casa para chegada dos bebês. No perfil do Instagram, elas compartilham o dia a dia do trabalho e mostram o antes e depois das organizações.
Personal Organizer: o profissional que transforma vidas através da organização
O profissional da área visa mudar os hábitos que levam à desorganização, buscando entender o que cada pessoa e cada ambiente precisa para que tudo flua da melhor maneira possível.
Para muitos, o objetivo da profissão é transformar vidas através da organização. Adaptando os espaços, reduzindo os maus hábitos que geram a desorganização e melhorando a qualidade de vida.
E você, já conhecia essa profissão? Deixe seu comentário