Organização: organizar não é exagero, é qualidade de vida!

A organização traz inúmeros benefícios para a vida pessoal: seja no ambiente de trabalho, no convívio familiar ou na rotina de estudos.

Compartilhe esse artigo 😉

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitos acham que se preocupar com a organização é uma perda de tempo, mas na verdade a desorganização é que faz perder tempo. A desorganização interfere na produtividade, prejudica a saúde e causa estresse — fatores que influenciam diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.

Quando as coisas estão desorganizadas, você pode demorar muito mais tempo para encontrar o que deseja e se sentir cansado e estressado. Isso acontece porque o cérebro gasta muito mais energia tentando localizar o objeto.

Por outro lado, quando o ambiente está organizado, já é meio caminho andado. Você não gasta tempo e nem se estressa e isso traz uma sensação de tranquilidade e proporciona bem-estar. 

A desorganização prejudica sua saúde

Já esqueceu algum compromisso importante ou onde estava algum objeto que você utiliza com frequência no seu dia a dia? Essas são algumas das consequências da desorganização, que também pode prejudicar — e muito — a sua saúde. Ela agrava: 

  • Ansiedade
  • Estresse
  • Irritação
  • Insônia
  • Autoestima 

Desorganização: como eliminar?

A falta de organização é um problema comum entre as pessoas. Muitas vezes essas pessoas até sabem que são desorganizadas, mas não tem iniciativa para mudar esse cenário. Confira algumas dicas para superar a desorganização:

1.    Prioridade é essencial

O primeiro passo é aprender a ter prioridades. Quais são seus compromissos diários, semanais e mensais? Estabeleça a prioridade de cada compromisso: o que é urgente, o que está em dia e o que pode ser adiado. É importante também reservar um tempo para relaxar e curtir com os amigos e família.

2.    Anote tudo!

O cotidiano da maioria das pessoas é bem corrido, não é mesmo?! Então, anote tudo que você precisa fazer. Quando todos os compromissos estão agendados, as chances de deixar os deveres de lado diminuem. Para anotar, escolha o que você se adaptar melhor: agenda do celular, agenda de papel, bloco de notas ou planner.

3.    Estabeleça uma rotina

Já deixou a cama desarrumada logo pela manhã porque não organizou o seu tempo e precisou sair correndo para não se atrasar? Para sair da desorganização é preciso mudar seus hábitos. Comece arrumando sua cama e organizando a mesa do seu trabalho. Pequenos hábitos vão sendo incorporados e se tornam rotina.

4.    Evite distrações

Pessoas distraídas costumam demorar mais para realizar as tarefas e tendem a esquecer compromissos. Por isso, é importante identificar o que te tira a atenção para que você consiga evitar e possa focar no que realmente é importante. 

Benefícios da organização

Uma rotina organizada traz produtividade, melhora a qualidade de vida, reduz o estresse e proporciona sensação de paz de espírito, mas os benefícios não param por aí!

1.    Você fica mais saudável

Limpar um ambiente organizado é muito mais fácil e pode beneficiar pessoas que possuem rinite alérgica. Além disso, algumas pessoas conseguem se livrar da ansiedade e até mesmo da depressão depois de organizar o que precisa.

Isso acontece porque a organização exterior reflete no interior de cada um. Então, muitos desenvolvem o autoconhecimento e melhoram o controle emocional.

2.    Você tem mais espaço disponível

Ambientes organizados possuem mais espaço. Ao organizar um guarda-roupas, por exemplo, dobrando as peças de maneira adequada e usando organizadores de gaveta, você pode até duplicar o espaço disponível.

3.    Você consegue poupar dinheiro

A organização te ajuda a não ter gastos desnecessários. Por exemplo:

  • Você já comprou algo porque achou que tinha perdido e depois encontrou? Ao saber onde tudo está e quais itens têm, você não gasta comprando objetos duplicados.
  • Achou que tinha dinheiro o suficiente, foi fazendo várias compras pequenas e quando viu a conta estava zerada? A organização das finanças te auxilia a ter controle da entrada e saída do dinheiro. Assim, você consegue se planejar, poupar e realizar sonhos como: fazer uma viagem internacional, comprar um carro, entre outros.
  • Encontrar um produto vencido na dispensa é puro desperdício, né?! Organizar os itens da dispensa te ajuda a ter controle de quais estão em uso, quais estão fechados e o prazo de validade deles, evitando o desperdício e a compra de produtos que você ainda tem no estoque.
  • Organizar a lista de compras evita que você compre coisas por impulso e que na maioria das vezes não são tão necessárias.
  • Durante a organização, você acha várias coisas que não usa mais. Então, é possível promover um bazar ou vender esses artigos em sites de desapego. Assim, você se livra do que não quer mais e ainda consegue um dinheiro para investir em outra coisa.

4.    Você fica mais feliz

Além ter a sensação incrível de morar e/ou trabalhar em um ambiente com tudo organizado e visualmente bonito, a organização permite que você se livre do que não te faz mais bem. Consequentemente você se cerca das coisas que gosta e que tem alguma utilidade em sua vida. A organização melhora a sua qualidade de vida e reduz o estresse.

5.    Você tem mais conforto

Já chegou em casa e não conseguiu aproveitar uns minutos relaxando na cama porque tinham várias coisas jogadas em cima? Ou então teve que comer no sofá porque a mesa de jantar estava cheia de papéis? A organização libera espaços e por isso, te traz mais conforto para você aproveitar cada cantinho da sua casa — seja sozinho ou com as pessoas que gosta.

6.    Você tem mais liberdade

Tem gente que acha que organizar é limitar, é ser sistemático, mas é exatamente o contrário disso! Ter tudo sob controle te deixa livre para se dedicar ao que realmente importa. Afinal, você não precisa se preocupar com datas e horários, pois está tudo anotado na agenda. Além disso, você não perde tempo — e nem energia — procurando coisas. Organizar te deixa despreocupado e com mais liberdade!

7.    Você vai gostar da organização

No começo pode ser difícil, mas depois você vai pegar o jeito e vai gostar tanto de organizar que vai pensar duas vezes antes de deixar algo desorganizado.  

Uma pessoa organizada é uma pessoa com qualidade de vida 

A organização ajuda a equilibrar a vida pessoal e profissional, melhorando o convívio familiar e os estudos. Pessoas organizadas assumem o controle e ganham tempo para aproveitar a vida. E aí, está esperando o que para começar a organizar? 

O que achou desse assunto? Comente :)

Já viu esses?

Fechar Menu