Organização pessoal: quer ter uma vida equilibrada? Comece se organizando!

A organização pessoal ajuda a eliminar a sensação de urgência constante, diminuindo a ansiedade, melhorando o humor e proporcionando qualidade de vida.

Compartilhe esse artigo 😉

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sabe aquele dia que você acorda e parece que nada dá certo? Levanta atrasado, não encontra a roupa que precisa para ir ao trabalho, esquece as chaves do carro e por aí vai. Parece que uma coisa vai puxando a outra, não é mesmo? Muitas vezes com o cotidiano agitado nem percebemos, mas todos esses acontecimentos negativos podem estar relacionados com a falta de organização pessoal. 

Essa falta de organização pessoal impacta diretamente na produtividade, no humor e na qualidade de vida. Algumas pessoas, por exemplo, demoram mais para alcançar seus objetivos por falta de organização — gerando frustração e afetando o emocional. 

Qual a importância da organização pessoal? 

Vivemos sendo bombardeados de informações e de afazeres, mas o dia continua tendo 24 horas e aí parece que falta tempo, né?! Afinal, tudo aumenta, menos o tempo. A sensação é que estamos sempre atrasados e precisamos resolver as coisas para ontem. É nesse aspecto que a organização pessoal se torna imprescindível. Seja no ambiente de trabalho ou no âmbito pessoal, fica difícil conciliar tudo sem a ajuda da organização. A organização pessoal ajuda a eliminar essa sensação de urgência constante, diminuindo a ansiedade, melhorando o humor proporcionando qualidade de vida.

Organize-se! 

Você já pensou em se organizar e em pôr tudo em ordem? Trouxemos algumas dicas para você notar o que te atrapalha e começar a se organizar agora mesmo. 

O que te faz desorganizar? 

O primeiro passo é identificar o que te atrapalha. É a sua casa que não está organizada? Seu trabalho? Sua agenda pessoal? Todos esses itens? Identifique todos os fatores que fazem você se desorganizar. A partir daí fica mais fácil começar a mudança. 

Defina suas prioridades 

Nesse momento da sua vida o que é prioridade para você? Bater a meta no trabalho? Passar mais tempo de qualidade com as pessoas que você gosta? Faça uma lista com suas prioridades e pense sobre o que você terá que fazer para que consiga passar mais tempo com sua família, por exemplo. Então, comece a se organizar para que isso seja possível.   

Faça uma coisa de cada vez 

Tente não fazer mil coisas ao mesmo tempo, você pode acabar não se dedicando o suficiente e isso acarretará no resultado final. Por isso, é melhor focar em uma tarefa por vez, se dedicando e focando 100% no que precisa ser feito. 

Organize os espaços físicos 

Para que sua organização pessoal seja plena, você também precisa organizar os ambientes e objetos. Já imaginou ter uma agenda super completa com todos os afazeres, mas não conseguir encontrá-la dentro da sua própria casa? Você pode contratar um Personal Organizer para te ajudar.  

Use o calendário sem medo 

Use um calendário mensal para que você consiga visualizar seus compromissos do mês. Evitando que você se esqueça de alguma reunião importante ou que atrase a entrega de algum projeto. 

Use a tecnologia a seu favor

É difícil quem não usa smartphone nos dias de hoje, né?! Além dos aplicativos de mensagens e das redes sociais, você pode usar e abusar de aplicativos que ajudam na organização pessoal. Tem aplicativo que te ajuda a organizar tarefas, a organizar informações de forma funcional e tem até app que te lembra de tomar água. 

Reserve um tempo para você 

Às vezes ficamos tão focados em organizar para fazer tudo acontecer que esquecemos de reservar um tempo para nós mesmos. Ficar off é essencial para espairecer e conseguir organizar tudo com calma e leveza. 

Anote os resultados

O que deu certo? O que deu errado? O que pode ser melhorado? Crie o hábito de anotar os resultados de tudo o que você fizer. Isso vai te ajudar a se planejar melhor e a entender onde você precisa se organizar mais.  

Organização pessoal: o segredo para uma vida equilibrada

Com a organização, o seu dia a dia fica mais fácil e harmonioso. Pensando nisso, separamos algumas vantagens em se tornar uma pessoa organizada para você abandonar de vez a desorganização. 

Você vai se atrasar menos

Pessoas organizadas planejam melhor o tempo. Se há um compromisso pela manhã, acordam mais cedo e se planejam para chegar no horário, logo se atrasam menos. 

Você será mais produtivo

Ao se organizar, você fará o que deve fazer naquele momento e não ficará “empurrando com a barriga” e deixando tudo pra depois. Isso fará com que você se torne mais produtivo, entendendo o que não é importante e pode ser feito em outro momento e o que é prioridade e precisa ser realizado na hora. 

Você irá poupar tempo

“Ah, mas para organizar tudo vai demorar e vou perder muito tempo”. Na verdade o tempo que você vai demorar para organizar as coisas será economizado depois, quando você não precisar quebrar a cabeça para encontrar algum item ou para lembrar quais são suas tarefas diárias.

Você renderá mais no trabalho 

A organização fará com que você consiga render mais no seu serviço, aproveitando ao máximo as horas de trabalho e evitando levar projetos para serem finalizados em casa. 

O que achou desse assunto? Comente :)

Já viu esses?

Fechar Menu